13/11/2020 às 22:55 Gestante

Tipos de ensaio gestante

309
3min de leitura

O registro fotográfico da gestação tem sido cada vez mais presente do enxoval das famílias que aguardam a chegada de um bebê. Existe toda uma expectativa em torno de como será a sessão, que roupa usar, que estilo de foto fazer e outras coisas.

A verdade é que não existe uma regra para esse tipo de ensaio. 

Mas recomendo que a boa experiência a ser vivida na gestação deve receber a máxima atenção!

Uma dica inicial nesse momento é definir o estilo de fotografia que te agrada e, mais importante, se identificar com a (o) fotógrafa (o) que irá participar desse momento tão único na sua vida. 

Converse, tire dúvidas e conte sua história. É importante que esse (a) profissional possa fazer uma imersão nos seus sentimentos pra conseguir traduzir em belas imagens todos esses valores que você deseja passar adiante.

As sessões de gestante podem ser feitas em estúdio, na sua própria casa, em áreas externas ou em todos esses lugares. Já imaginou como será especial poder lembrar como foi a fase de preparação do quartinho do bebê? E a sessão dos seus sonhos em um local externo todo especial na sua história?

O importante é você se sentir a vontade e lembrar do objetivo dessas fotografias: deixar memórias para a próxima geração.

As sessões em estúdio podem ser feitas mais no início da gestação (ainda no segundo trimestre). Entre a 21° e 26° semanas a barriga já aparece (na maioria das mulheres) e o inchaço das pernas, pés e rosto ainda não começou. As fotos podem ser mais estéticas com mais detalhes da barriga e um momento mais da mãe se ver como mulher. Eu recomendo que seja uma sessão somente com a gestante, justamente para que ela tenha seu momento. 

Os ensaios de gestante em casa podem ser mais carregados de significado para o futuro bebê e sua família por apresentar elementos da casa onde a criança passou uma parte ou toda sua infância. Com detalhes do quartinho do bebê e com registros na sala, quarto dos pais, quintal, lugares que mudam ao longo dos anos e que poderão ser relembrados através das imagens. Essas fotos podem ser feitas tanto no segundo quanto no terceiro trimestre de gestação e pode ser do casal gestante ou da família toda (outros filhos). Também é uma alternativa para gestações de risco onde as mães necessitam de repouso e acabam, muitas vezes, desistindo da sessão.

Os ensaios gestantes ao ar livre ou "externos" são mais flexíveis. Nós recomendamos que sejam feitos em locais escolhidos não somente pela estética, mas também, por representar alguma parte da história de vida do casal gestante. Esse tipo de sessão pode ser feito no terceiro trimestre como forma de registrar a fase final da gestação e pode ser do casal ou em família (com os outros filhos). Normalmente conseguimos fazer fotos com mais elementos naturais e com uma boa luz do pôr do sol. Dias nublados também são super bonitos para sessões externas com uma luz mais uniforme. 

Espero que este artigo ajude você a encontrar o estilo de sessão gestante que busca e que faça a escolha que melhor se encaixe para seus objetivos. Nos próximos posts vou falar mais sobre outros pontos desse ensaio que se tornou indispensável para as famílias por escrever um capítulo tão importante da história.

Caso tenha alguma dúvida, pode me chamar no whatsapp. Será um prazer te ajudar!

Me chamo Ana Rodrigues e fotografo famílias para que todos tenham a oportunidade de saber suas origens, ter memórias afetivas e muitas histórias para relembrar. :)

13 Nov 2020

Tipos de ensaio gestante

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp